AIDENTU #9 - RETROSPECTIVA 2014 - RIP Famosos COMPLETO


Pra começar 2015...vamos relembrar 2014.


No primeiro video do ano, relembramos o povo coicido que morreram em 2014.
No video, falamos daqueles que mais irão fazer falta universo daquilo que nos gostamos, como escritores, desenhistas, músicos, atores nacionais e internacionais.

Porém, entretanto, todavia...tiveram alguns que ficaram de fora por que não fazia parte totalmente do assunto que nos abordamos, mas...farão muita falta.

Da uma lida ai, relembre os famosos que partiram, veja se lembrava de todos, se curtia todos, porque mesmo num curtindo, com certeza vocês ja viram alguma coisa sobre eles.


ATORES NACIONAIS
JOSÉ WILKER - Ator e diretor, morreu aos 67 anos na madrugada do dia 5 de abril. O artista, que ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro" e "Senhora do destino", também deixou como marca a frase: "Da licença que vou cagar", como Coronel Jesuino.


PAULO GOULART -  Morreu no dia 13 de março, aos 81 anos. Seus trabalhos mais marcantes foram O Dono do Mundo, O Auto da Compadecida, aquele que arrancava uma tira de couro se não acertasse as perguntas, e até fez uma participação especial no Sitio do Pica Pau Amarelo em 2001.
CANARINHO - O humorista Aloísio Ferreira Gomes, mais conhecido como Canarinho, morreu no dia 21 de março, aos 86 anos. O ator, famoso pelo programa "A praça é nossa" no quadro onde costumava interferi em conversas alheia, fingindo estar falando ao telefone. 

MARLI MARLEY - A atriz e diretora teatral Marly Marley morreu no dia 10 de janeiro, aos 75 anos. Trabalhou com ícones como Mazzaropi e Dercy Gonçalves, em filmes como "O puritano da rua Augusta" (1965), "Casinha pequenina" (1963) e "O vendedor de linguiças" (1962). Sua última aparição no cinema foi em "Chega de saudade", de 2007. Nos muitos anos, ela foi jurada do "Programa Raul Gil".


EDUARDO COUTINHO  - O cineasta Eduardo Coutinho, de 80 anos, foi morto a facadas no dia 2 de fevereiro pelo seu filho Daniel Coutinho, de 41 anos.  Seu último filme foi As Canções de 2011.




ATORES E ATRIZES  INTERNACIONAIS
ROBIN WILLIAMS - Um dos atores mais amados de Hollywood foi uma das mortes mais sentidas de 2014. Robin viveu grandes personagens do cinema ao longo de sua carreira, tal como o doutor Patch Adams. Ele já venceu Oscar de Melhor Coadjuvante e vários Grammys e Globos de Ouro. Tinha 63 anos, foi ator de teatro, dublador, fez filmes memoráveis como Popeye,  Bom Dia Vietnam, Hook - a volta do Capitão Gancho, Jumanji e o Homem Bicentenário. Dublou o gênio de Alladim, da Disney.
O ator foi encontrado inconsciente em sua casa no dia 11 de agosto. 


Philip Seymour Hoffman morreu no dia 2 de fevereiro, aos 46 anos. Ator de renome, iniciou a carreira em 1991, na televisão,e ja em 1992 começou no cinema. Atuou em filmes como O Grande Lebowski de 1998, Magnolia e O Talentoso Ripley de 1999, Quase Famosos de 2000, e Cold Mountain, de 2003. Em 2005 Hoffman interpretou o papel-título no filme biográfico Capote, de 2005, conquistando diversos prêmios, dentre eles um Oscar de melhor ator.
Estava em fase de gravação de dois filmes, um deles era a continuação da série “Jogos Vorazes”.


Elizabeth Norment - Da série 'House of Cards', morreu aos 61 anos. No seu currículo, estão séries como "Law & Order", como  a juíza Arlene Brewer, e "O Quinteto" . Ela também integrou o elenco de filmes como "A Dama de Vermelho" e "Romy & Michele".


Marcia Strassman - Morreu em 24 de outobro, fez sucesso principalmente na década de 90 com o filme "Querida, encolhi as crianças". Marcia tinha 66 anos.


Lauren Bacall - Tinha 89 anos, morreu em 12 de Agosto. Lauren foi uma das grandes estrelas da "era de ouro" de Hollywood, nos anos 1940 e 1950. Sua estreia no cinema aconteceu no filme "Uma Aventura na Martinica" (1944), aos 19 anos, no qual contracenou com Humphrey Bogart. Em 2010, ela ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da obra.



Bob Hoskins - Morreu, aos 71 anos, no dia 29 de Abril. O ator, conhecido pelos filmes "Uma cilada para Roger Rabbit" (1988) e "Super Mario Bros." (1993).


HAROLD HAMMIS - Famoso pelos filmes "Ghostbusters: Os Caça-Fantasmas" e "Clube dos Pilantras", morreu, aos 69 anos, em sua casa em Chicago, nos Estados Unidos em 24 de fevereiro. Contracenou com astros como John Belushi. Sua mais memorável atuação se deu em Os Caça Fantasmas 1 e 2 de 1984 e 1989, como o Dr. Egon Spengler , onde atuou ao lado de Bill Murray Dan Ackroyd e Ernie Hudson.   



EDWARD HERMANN - Ator de 'Riquinho' e 'Gilmore Girls', vencedor de prêmios Emmy e Tony, faleceu no dia 31 de dezembro, aos 71 anos. Seus trabalhos destacam-se em peças, filmes, séries, além de emprestar sua voz para documentários, comerciais e audiolivros. Ele se tornou popular por seu papel na série “Gilmore Girls”, por dar vida ao presidente americano Franklin Roosevelt em diversas produções, e “Riquinho” (Ri¢hie Ri¢h, 1994), na qual viveu o pai do menino mais rico do mundo, Richie Rich (Macaulay Culkin, de “Esqueceram de Mim”), personagem adaptado dos quadrinhos.


ROBERTO BOLAÑOS - Bolaños é o tipo de artista que merecia viver para sempre. Suas interpretações dos personagens Cháves e Chapolim Colorado marcaram profundamente a infância de gerações. Além disso, ele também foi o criador do Programa Chespirito, considerado um dos melhores representantes mundiais da TV humorística.
Aos 85 anos, Bolaños morreu  no dia 28 de novembro.

Chaves e Chapolin eram alguns dos muitos personagens vividos por esse grande gênio da comédia. O unico a ser comparado a Charles Chaplin, o Carlitos, pelo conjunto de sua obra, com seu Chespirito. 
Ele era ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão.
Os programas de Chespirito foram gravados no México pela rede Televisa entre os anos de 1968 e 1995, e exibidos em mais de 90 países.

No dia 29 de novembro, por volta das 6:00 da manhã — a emissora exibiu uma maratona especial também com o título Obrigado Chaves, no mesmo horário de exibição em que Chaves é exibido toda semana, e estendido por 3 horas e meia, terminando as 10:30 da manhã. Esse especial tinha sido divulgada pela emissora no dia anterior. A emissora exibiu também, durante a maratona, outros episódios de programas e esquetes de Chespirito, além do próprio Chaves. O especial foi transmitido também via streaming no canal do YouTube da emissora. Ainda como parte das homenagens, o SBT montou no pavilhão México do Memorial da América Latina uma exposição dos seriados Chavo e El Chapulín Colorado, que foi aberta ao público apenas no dia 30 de novembro. Na exposição, foi montada uma réplica da vila, que foi o principal cenário do seriado. No mesmo dia, a emissora transmitiu ao vivo do México o velório do ator mexicano, à partir das 14h. No entanto, a transmissão começou às 11h, dentro do Domingo Legal e ancorada por Carlos Nascimento. Excepcionalmente nesse dia, o Programa Eliana foi realizado ao vivo.

O único artista que pode ser comparado a Charles Chaplin, pelo conjuto da obra, com qualidade, seriedade, muito humor simples e inocente.



CANTORES NACIONAIS

VANGE LEONELmorreu em São Paulo, aos 51 anos no dia 14 de Julho. A artista paulista ficou conhecida nacionalmente por causa do hit "Noite Preta", que tocava na abertura da novela "Vamp", da TV Globo, em 1991.
JAIR RODRIGUES - No dia 8 de maio, morreu aos 75 anos.  Quem nunca ouviu o seu mais marcante hit “Deixa Isso Pra Lá”, ou curtiu o excelente “A Majestade o Sabiá”.



NELSON NED - O cantor Nelson Ned morreu no dia 5 de janeiro, aos 66 anos. Um pequeno notável da música brasileira, com uma voz inconfundível, e talvez seu sucesso mais marcante tenha sido “Tudo Passará”.




CANTORES INTERNACIONAIS
JOHNNY WINTER - Um dos maiores guitarristas da história do blues deixou o mundo da música mais triste em 16 de julho, aos 70 anos. Johnny Winter foi o inspirador de uma geração de músicos e lançou mais de 30 álbuns ao longo da carreira.  Em 1988 ele foi incluído no "Hall da Fama do Blues". Em 2012, foi considerado o 63º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.



JOE COCKER - morreu aos 70 anos de idade no dia 22 de dezembro. Cocker ficou mundialmente conhecido por sua versão icônica da música "With Little Help From my Hands", da banda Beatles. Teve mais de 22 álbuns de estúdio e se manteve na carreira musical por mais de 40 anos. Cocker foi condecorado com a OBE (Ordem do Império Britânico), que lhe rendeu o cobiçado e luxuoso título de Cavaleiro Inglês. Assim, ele pôde ser chamado de "Sir". O status foi concedendo-lhe pelos serviços prestados a Coroa Inglesa e por sua contribuição para a música e cultura da terra da Rainha.


BOBBY KEYS - Morreu aos 70 anos, no dia 02 de dezembro. Ele é um dos saxofonistas mais importantes do rock. Além da longa parceria com os Rolling Stones, também tocou com John Lennon, Eric Clapton, Buddy Holly, The Who, Lynard Skynard e outros, durante os 55 anos de carreira.




ESCRITORES 
GABRIEL GARCIA MARQUEZ - morreu aos 87 anos, no dia 17 de Abril na Cidade do México. Considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, García Márquez ganhou sucesso internacional após a publicação do romance "Cem anos de solidão", em 1967. 
Entre seus títulos mais conhecidos estão ainda "A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada", "O outono do patriarca", "Crônica de uma morte anunciada", "O amor nos tempos do cólera", "Do amor e outros demônios" e "Memórias de minhas putas tristes".



ARIANO SUASSUNAfalecido em 23 de julho, aos 87 anos. Uma de suas obras mais marcantes com certeza foi O Auto da Compadecida, e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. 


JOÃO UBALDO RIBEIRO - Morreu no dia 18 de Julho, aos 73 anos. O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Gganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".



DESENHISTAS
DICK AYERS - morreu no dia 4 de maio, aos 90 anos, ele foi ilustrador de histórias em quadrinhos que começou sua carreira no final da Era de Ouro, mas é mais conhecido por seu trabalho como desenhista e arte-finalista da Marvel Comics durante a Era de Prata das histórias em quadrinhos. Em 65 anos de carreira, desenhou icones como Thor, Capitão America, O Quarteto Fantastico e O 
Incrivel hulk.



STAN GOLDBERG - Morreu no dia 31 de agosto, aos 82 anos, era colorista , fez carreira na Marvel Comics e, nos anos 1960, ajudou a criar a combinação de cores de personagens como o Homem-Aranha, o Hulk e os integrantes do Quarteto Fantástico.

De 1994 a 2006, Goldberg foi o principal desenhista da Archie, trabalhando em mais de 250 edições da HQ - entre elas, a edição especial Archie Meets the Punisher, um crossover com o Justiceiro. Seu último trabalho para a editora foi publicado em 2010.




DUBLADORES
JÚLIO CEZAR BARREIROS - Veterano da área, foi conhecido como a voz oficial de diversos personagens como Indiana Jones, Homer Simpson em Os Simpsons, RoboCop, e Destruidor em Tartarugas Ninja. Tinha 62 anos, e na carreira, dirigiu ainda traduções de filmes em empresas como Herbert Richers e VTI-Rio.

Principais dublagens:
    Ranzinza, de "Os Smurfs".
    Indiana Jones
    Leônidas em 300 (filme)
    Pai de Sara em Cavalo de Fogo
   Capitão Etienne Navarre em O Feitiço de Áquila
   Nordberg em Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3


SILTON CARDOSOseu papel de maior destaque na dublagem foi nas séries Chapolin e Chaves, exibidas desde 1984 pelo SBT. Silton fez a voz do Godinez e demais personagens de Horácio Gómez Bolaños. Faleceu em 5 de julho, aos 76 anos.




JOMERI POZZOLI - Morto no dia 26 de julho, aos 86 anos, trabalhou em diversos estúdios cariocas e no estúdio paulistano AIC. Dublou personagens de atores como Anthony Hopkins, Marlon Brando (na redublagem do clássico O Poderoso Chefão), Laurence Olivier, Henry Fonda, Paul Newman e Jack Lemmon

Principais dublagens:
    Luigi em The Super Mario Bros. Super Show!
    Charles Muntz (Christopher Plummer) - Up - Altas Aventuras
    Mestre Oogway (Randall Duk Kim) - Kung Fu Panda
    Tio Ben Parker (Cliff Robertson) - Homem-Aranha e Homem-Aranha 2
    Sr. Burns - 17ª temporada de Os Simpsons



MARALISE TARTARINE - Morreu no dia 30 de novembro, aos 70 anos, ela foi conhecida na decada de 70 e 80 por dublar a Zebrinha no Fantastico, para anunciar o resultado dos jogos. Talvez o trabalho mais marcante para muito marmanjo que curte Cavaleiros do Zodiaco, ela foi a Shina de Cobra.



JORGEH RAMOS - Morreu no dia 1 de dezembro, aos 73 anos, sua voz ficou sendo mais conhecida por aparecer em inúmeros anúncios de filmes. Dentre seus principais trabalhos, dublou clássicos da Disney, como dos vilões Scar (O Rei Leão) e Jafar (Aladdin) e era conhecido por ser a voz mais famosa de trailers no Brasil.

   Principais dublagens:
    Comissário Gordon - Batman, o Homem-Morcego
    Jafar (Jonathan Freeman) - Aladdin e O Retorno de Jafar
    Narrador (Roscoe Lee Brown) - Babe, o Porquinho Atrapalhado, Babe, o Porquinho Atrapalhado       na Cidade
    Shere Khan, o tigre (George Sanders e Tony Jay) - Mogli - O Menino Lobo, Esquadrilha Parafuso
    Scar (Jeremy Irons) - O Rei Leão
    Peter MacAllister (John Heard) - Esqueceram de Mim e Esqueceram de Mim 2: 
    Perdido Em Nova Iorque.




ANTONIO PATIÑONos anos 60 e 70, atuou em filmes nacionais, nos anos 70 e 80 passou a atuar em novelas na Tv Tupi Tv Globo. Com uma história de mais de 30 anos na dublagem, marcando a voz de diversos personagens em filmes, séries e desenhos, sempre com um profissionalismo e uma maestria única.

Uma das marcantes sem duvida foram Tio Patinhas em Ducktales, Mario, em Super Mario Bros e Senhor Cabeça de Batatas em Toy Story 1 e 2, além  de:

    Don Alejandro de la Vega em Zorro
    Samuel Beauregarde(Leonard Stone) em A Fantástica Fábrica de Chocolate (primeira dublagem)
    Sargento John Taggart em Um tira da pesada e Um tira da pesada 2
    O personagem Monstro do Pântano (DC Comics), no filme do mesmo.
    Barão Munchausen (John Neville) em As Aventuras do Barão de Munchausen
    Capitão Ed Murphy em Máquina Mortífera
    Presidente da O.C.P em RoboCop 2




Para encerrar, vale lembrar que em 2014, completaram 20 anos da perda do grande AYRTON SENNA, tri campeão mundial de Formula 1, falecido em 1 de Maio de 1994, em um acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Ele está entre os pilotos de Fórmula Um mais influentes e bem-sucedidos da era moderna e é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte.
O Brasil parou naquele domingo.



Da uma olhada no video, reveja, sorria, relembre, chore, curta, compartilhe e nos ajude a realizar outros videos com muito informação e bom humor.




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário