Nasce uma lenda....heim?

Nasce uma lenda....heim? Arriegua mah, deixa de fuleragi e conta historia direito.

Oi, quem lhes escreve aqui é o Jacko, ou simplesmente Jackson Carneiro, e vou falar pra vocês um segredo, mas num vão contar pra ninguém não viu?
Trata-se de uma historia muito complexa, cheia de suspense, drama, ação, emoção e o carai de asa.
Bom, ela começa assim...

No final de 2010, abriam-se as inscrições para a Oficina de Quadrinhos da UFC. Sem que eu soubesse, fui inscrito para o teste de aptidão. Só soube um dia antes. Fiz o teste, e passei. Entrava ali, para o seleto curso que já formara grandes quadrinistas cearenses.

- Mas perainda maxu, o que que a Oficina de Quadrinhos tem a ver com o Aidentu?

Ora carai, tudo, pois foi de lá que surgiu a ideia do projeto. Ao finalizar a Oficina, criei com outros participantes do curso, o grupo denominado QSF - Quadrinistas Sem Futuro, que nada mais era que a união de algumas pessoas que amavam quadrinhos, uns que desenhavam, outros que escreviam e muito bem, e partindo dai, iriamos tentar dominar o mundo com quadrinhos sem futuro.

#ieeiii.

A partir do surgimento desse grupo, em reuniões semanais, surgiu uma ideia ainda prematura, de falar sobre quadrinhos em vídeos na internet. Mas, havia um porém - já havia aqui em Fortaleza, um grupo que fazia isso, eles falavam sobre quadrinhos; eram em três;  uma ideia e uma câmera.

Mesmo assim, insisti com outros amigos sobre a ideia, e mudei um pouco o contexto. Ao invés de debater, ler scripts prontos, seguir um roteiro e ser formal, pensei em fazer diferente. Se ao invés de sermos mais um falando sobre, e se nos conversássemos, e gravássemos a conversa, sem roteiro, sem ideia pronta, sem linha a ser seguida, simplesmente ligássemos a câmera e começássemos a falar.

E assim, em dezenove de Fevereiro de Dois Mil e Onze, fizemos um teste, na mesma Gibiteca que hoje abriga eventos como o Dia do Quadrinho Nacional, e ali, surgiu o primeiro vídeo do que viria a ser o A.I.D.E.N.T.U.

Ainda distante do que é hoje, a ideia germinou ali, foi plantada, regada, idealizada, abraçada pelos amigos que participaram e foi realizada. O vídeo não teve recurso nenhum, foi gravado com o celular, um Nokia N95 mei baquiado que eu tinha na época, com uma câmera chibata de boa e áudio mequetrefi. Nessa primeira investida, estavam presentes o grande Miguel Silva, desenhista arrombado do Coletivo Gerimoom, Cesar, ilustrador e fera com artes visuais, e o Thiago Ferreira que trabalha com a produção de cinema, amador, mas é cinema né?

O assunto foi sem sentido, mas seguiu uma linha, falamos sobre o recém encerrado DQN 2011. Com opiniões próprias sobre o evento, descrevendo o que achamos, em um conversa bem descontraída e divertida, a ideia fluiu bem natural. O vídeo foi curto, cerca de vinte minutos apenas, mas já deu ali, pra sentir o gostinho do que estava por vir.

-Meu fi inrola muito né? Deixa de lero lero e vai logo prus finalmente faz favor.
Bom, o ruim foi a partir dai.

Passaram mais de dois anos e meio para poder chegar a pensar na ideia de novo. Trabalho, filhos, casa e tantos outros problemas comuns surgiram e deixaram a ideia esquecida na mente. Somente em Dois Mil e Treze que ela ressurgiu, como uma fénix, ela voltou, em meio a uma bebedeira com os amigos, em frente de casa.

#arriegua.

Do nada, em meio a um copo e outro, me voltou a mente, e falei, meio embriagado com o momento[ tava era bêbado mesmo #saporra ], falei aos amigos ali sobre a ideia do vídeo, mas devo confessar que nem lembrei, a principio do primeiro vídeo, feito a mais de dois anos atrás. Falei que seria legal gravarmos o que conversávamos sobre quadrinhos, cinema, desenhos, musica e o escambau. E os loucos ali aceitaram na hora. Agora, já não era mais o QSF que ali estava, o grupo havia de espalhado, se dissipado, desaparecido em meio as responsabilidade de cada um. Agora, eram amigos próximos, colegas de partidas de RPG, de sessões de filmes idiotas na casa um dos outros, de bebedeiras quase infinitas, e de conversas longas e sem rumo.

Agora, estavam ali presentes, Célio Alves, professor de matemática [louco] e Lidemberg Sales, estudante de história[ sem rumo na vida pos-faculdade ]. Conversamos, ali mesmo, na calçada. Trocamos ideias, e o principal, o nome. Percebi que em quase tudo que falávamos, usávamos a gíria local bastante conhecida, não so no Ceará, mas em todo o Nordeste, e de fácil lembrança, dai, saiu o "Ai Dentu", mas não "Ai Dentro", mas sim "Ai Dentu", sem "R" mesmo e com o "U" no final. Primeiro porque era mais atraente gramaticalmente [ ai dentu ], e segundo porque depois de uns dias, vimos que já existia um grupo na internet com nome descrito de forma correta.

ATENÇÃO: Não iremos citar o nome aqui nesse texto por mera falta de vontade, e para não fazer propagandas sem receber nada em troca [ como se a Nokia fosse nos pagar alguma coisa, né? ], mas se quiser, pesquise ai no youtube, seu preguiçoso, vai acha-lo facilmente. :P

Assim, decidimos chamar de Projeto AIDENTU. Mas faltava alguma coisa. Um slogan, uma razão de ser "AIDENTU". Marcamos nossa primeira reunião para tratar de assuntos do grupo, mas agora, sóbrios. Então, começamos a pensar no que fazer com o nome. Dai, mais uma vez, veio a ideia de usar cada letra como uma inicial para formar um nome[ oh ideia criativa do carai né não maxu véi? ]. E desse jeito, surgiu a ideia:

A.migos I.ndiscretos D.E.batendo N.erdices T.otalmente U.tópicas.

Nome que foi logo mudado para:
A.migos I.ndiscretos D.E.batendo N.erdices T.ecnicamente U.ltrajantes, 
ou A.I.D.E.N.T.U.

Mas até chegarmos ai, foi uma briga. Varias outras palavras surgiram para formar o significado, menos para as letras "T" e "U", que eram quase uma missão impossível achar palavras que significassem algo.

Até agora tento entender porque, mas também tento entender porque ele e o outro foram escolhidos, mas enfim, estávamos bêbados quando surgiu a ideia né, então, quem vai nos punir por algo assim?

Agora que o nome já estava definido, faltava aquilo que iria levar o projeto a frente: o vídeo.
E pensar que nenhum de nós havia antes feito nada parecido na frente das câmeras.

ABRE UM PARENTESE AI MAXU  ( ...
Eu, em Mil Novecentos e Noventa e Nove, já havia feito uma peça de teatro que foi gravada, mas nunca a vimos, pois o vídeo sumiu, a câmera quebrou, e todo o sacrifício que fizemos na peça, sumiu com o tempo, mas isso nem valia a pena falar, porque nem percebi na época a câmera, estava tão ansioso e nervoso que nem parei pra ver a câmera, também era a minha primeira investida em teatro. E o Lidemberg já havia feito também teatro, mas apenas amador, e sem nunca ter gravado nada. e o Célio, putz, nem se fala. Nunca fez nada. hahaha)
 FECHA O PARENTESE, OXI ... )

Bem, dai veio outro  problema: como será o video? Qual o assunto? Como e quem iria apresentar?
Outra reunião, troca de ideias, propostas de como compor o vídeo e agora era so parti para o abraço. Decidido o assunto do primeiro vídeo, precisávamos criar coragem para fazê-lo.

Aqui, já era o Natal de Dois Mil e Treze, e em Vinte e Quatro de Dezembro desse mesmo ano, fiz o convite a outro amigo para participar do grupo, e ai entrou Marcelo Freire, ou como nos o conhecíamos, o menino de óculos.

Marcamos nova data, agora já em Janeiro de Dois Mil e Quatorze, e criamos coragem: os quatro juntos, pois faríamos unidos, ou não o faríamos. Mentira, eu que não queria passar vergonha sozinho, e tinha que ter os quatro para dividir comigo o peso da falta de coragem e amadorismo em fazer o vídeo.

Assim surgiu o A.I.D.E.N.T.U., e esses vídeos que hoje vocês conhecem, com muita fuleragi.
Mas o que nos torna diferente dos outros, já que existem outros que usamos como referencia para criar o grupo, é que nos, não citamos frases prontas somente, não seguimos o que tem na Wikipédia limpo e seco, nos usamos nosso conhecimento, nosso gosto, contra ou a favor daquilo que falamos, para levar até vocês, de forma descontraída e com muito bom humor, ao melhor estilo cearense  de ser, na maior putaria.

É isso negada, assim começamos, agora, segue a gente no facebook, no youtube, no twitter, e nos ajude a construir nossa história daqui pra frente, afinal, fazemos isso em primeiro lugar por nós mesmos, e em segundo pra vocês se divertirem, mangarem e participar mermu.

Viu, eu disse que tinha  suspense, drama, ação, emoção e o carai de asa nessa história num disse?
Bom, faltou o carai de asa né? Então, tai ele, logo embaixo:

Armadura de Sagitário, vulgo, carai de asa. XD

Obrigado pela leitura, e...
A.I.D.E.N.T.U.!!!


 Curta no Facebook: Aidentu By Tola
Siga no Twitter: MarroiaAIDENTU
Se inscreva no Youtube: Marróia By Tola

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário